A sua influência sobre a sociedade

Acreditar em uma pessoa pode ser ruim ou bom. 

 Veja bem, se você espera que fulano seja inteligente, voce vai passar a tratar ele a partir desse julgamento. E a resposta pode ser que ele acredite no seu potencial e passe a agir como mais inteligente. 

 Ou você pode achar que o ciclano é um idiota, e a partir desse julgamento, passa a ver todas as suas ações a partir dessa perspectiva, e consequentemente, o ciclano ao perceber a diferença de tratamento, pode vim a se tornar um idiota.

 Você pode também, acreditar que é capaz de algo e realmente conseguir, ou pode achar que não é capaz e ser incapaz, exatamente por acreditar nesse fato. 

 Em um experimento feito em 1978, professores foram informados que alguns de seus alunos possivelmente seriam superdotados, de acordo com resultados de testes de QI que haviam feito. Mentira. Os alunos não fizeram nenhum teste e eram normais. Mas as suas notas começaram a melhorar.

 Apenas por acreditarem que os alunos poderiam ser superdotados, os professores passaram a agir com eles dentro de um outro prisma, esperando o melhor e acreditando nos seus resultados. Por sua vez, isso motivou os alunos.

 O nome que tecnico que se da ao que acabei de falar é profecia autorealizável, formada por Robert K. Merton, no livro, Social Theory and Social Structure em 1949. 

Ou seja, senhores, vamos elogiar mais as pessoas, buscando sempre a sinceridade, sem depredalas moralmente, visualmente ou o que seja.