A geografia da natureza



O nosso planeta está repleto de biomas e relevos, e a geografia é a ciência responsável por estudar essa área, vou hoje mostrar para vocês, de forma simples, algumas coisas sobre a geografia brasileira.
Antes darmos início, você precisa saber o básico sobre localização, abaixo temos uma imagem de uma rosa dos ventos com a sua respectiva legenda e um mapa que mostra a localização das regiões brasileiras, assim vocês poderão se localizar mais facilmente.











A terra pela qual você caminha, apresenta diferenças morfológicas, comparadas a terras de outra região, até mesmo no mesmo pais, no Brasil, por exemplo, existes quatro tipos de relevos, vamos ver cada um deles.


Planaltos
Como o próprio nome sugere, os planaltos são planos que contem serras, cuestas e chapadas. As serras são uma elevação no meio do planalto e apresentam uma certa distância entre elas. As cuestas, são estilo uma serra, porém os ângulos não são bem como os das serras, ela pode ter uma subida íngreme de um lado e do outro ter uma mais leve. A chapa é uma área plana num nível elevado, e como se alguém planificasse o topo de uma montanha ou serra. Essas formações são transformadas, através de erosão pela chuva ou pelos ventos. No Brasil toda região central, do sul e parte da região noroeste constitui de planaltos, veja a baixo a representação no mapa e o exemplo de planaltos.







Planícies

Área plana, porém, em um nível mais baixo que os planaltos, sendo dividida em três tipos: continentais, que ficam próxima aos rios; costeiras, que ficam próximas ao mar; lacustres que ficam próximos a lagos. No Brasil a região do Pantanal, a costa leste e a região central da Amazônia são constituídas por planícies.







Depressões

Áreas que que ficam localizadas mais abaixo, falando de forma rústica, a depressão é um buraco, existe dois tipos, a relativa, que é quando ela está num nível mais baixo que o do terreno ao seu redor, já a depressão absoluta é a que está localizada abaixo do nível do mar.




Montanhas

O movimento das placas tectônicas, construíram ao longo dos anos as montanhas, quando essas placas colidem acontece de uma parte se elevar mais que a outra. Vulcões também podem formar montanhas.














Caatinga

A caatinga ocupa parte da região nordeste do país, é um ambiente seco e árido com poucas chuvas durante o ano, serras e chapadas recebem mais chuvas, formando rios temporários pelo sertão, no passado fora uma região de floresta tropical, como a amazônica. Existem rios como o São Francisco e o Parnaíba que cruzam o bioma passando por áreas quentes e secas. Sua fauna é composta por mamíferos como macaco prego do peito amarelo, tatu bola, tamanduá mirim, onça parda e pintada, jaguatirica, guigó da caatinga (espécie exclusiva da caatinga).





Cerrado
O cerrado é o bioma mais antigo do Brasil, muitos rios e lagos têm suas nascentes nesse bioma, além, de oferecer um grande território para criação de gado e plantio. Ocupando a área central do Brasil. Possui uma flora composta por arvores de casca grossa e galhos retorcidos acompanhados também de espinhos. A sua fauna está composta por belas aves, mamíferos e repteis.




Pampas

Os pampas são caracterizados por ter uma grande extensão composta por uma vegetação rasteira e com arbustos distantes entre si. Ocupa a área sul do país, possui uma fauna e flora semelhante aos dos outros biomas, levando em consideração a maior quantidade de aves.
É muito usado para a pecuária e agronegócio no nosso país.




Pantanal

O pantanal é a maior planície imudável do mundo, não sendo exclusividade do Brasil, expandindo-se pela Bolívia e Paraguai. Sua flora e fauna e muito rica e intensa. As queimadas e aterramentos dos rios ameaça constantemente o bioma, a criação de novos pastos para o rebanho de gado também influencia esse fator, outra coisa bastante comum na região é a caçada da onça pintada, pelo fato de constantemente a espécie atacar o gado.






Amazônia

O bioma conhecido como Amazônia, atualmente abrange 61% de todo território brasileiro, é também o lar de muitas tribos indígenas que ali habitam e tiram o sustento. A sua flora é muito diversa contendo mais de 200 espécies diferentes por hectare, como é de se imaginar diversas pesquisas são feitas nessa vasta flora, com diversos fins.
A sua fauna também é rica, abriga mais de 200 tipos de mamíferos, 1.300 espécies de aves e 1.400 espécies de peixes. Esse bioma apresa um clima úmido, durante todo o ano.




Mata atlântica

Bioma com uma biodiversidade enorme, foi antigamente o bioma mais abundante em terras nacionais, tendo um papel fundamental na exploração do Pau Brasil, cobrindo três estados brasileiros, Rio de Janeiro, Espirito Santo e Santa Catarina.







Oceanos: Grande quantidade de água salgada.
Mares: Quantidade de água salgada cercada por terras.

Rios: Possuem uma nascente e correm um fluxo sentido a outro rio, lagoa, mar ou oceano.
Lagos: Uma grande quantidade de água salgada ou doce, isolada, proveniente de derretimento de geleiras, chuvas ou até mesmo fruto de rios ou do próprio oceano.

Lagoas: Partem da mesma primícias que os lagos, portanto apresentam uma profundidade menor.

Lagunas: Águas paradas que tem entradas de água doce e salgada.