Sociedades secretas - Culto a Dioniso

Vinho correndo aos borbotões por ocasião de bacanais desenfreadas, mulheres deixando seu lar para cair em outros braços, animais selvagemente sacrificados...Somente alguns iniciados podem penetrar nos mistérios do deus grego. 

Villa dei Misteri
(Mansão dos Mistérios)
Dioniso é invocado como o deus do êxtase, da libertação e do bem-estar por círculos iniciáticos secretos, dos quais as mulheres são as principais personagens.
Contrariamente aos costumes sociais da época, os escravos bem como os cidadães livres são nelas aceitos e "bacantes", mulheres iniciadas, estão no centro do ritual.
 A manifestação mais popular do culto de Dioniso reside nas orgia, chamadas também de bacanais. Por ocasião dessas orgias os iniciados vestem peles de animais selvagens, os adeptos de Dioniso se lançam numa corrida pela montanha em busca de animais selvagens que caçam com claras demostrações de violência de crueldade, comendo depois sua carne fresca.
 Introduzida na Roma no século III (3), esse grupo foi brutalmente interrompido no ano 186 a.C por causa do "escândalo dos bacanais", revelado por uma prostituta, chamada Híspala, que depõe perante ao Senado romano.