Vírus de computadores, um pouco sobre eles.

Há diferentes formas de classificar os vírus. Cada uma possui um conjunto próprio de nomes ameaçadores, a maioria mantida, por conveniência, em inglês. Worms, macrovírus, trojans e backdoors são alguns dos exemplos mais conhecidos.
 Grande parte desses vírus se espalha pela Internet, por meio de e-mails ou páginas maliciosas, contaminando computadores desprotegidos. Outros se replicam em mídias removíveis como dispositivos USB (pen drives) e HDs externos. Tais mídias normalmente permitem que alguém não só acesse as informações contidas ali, mas copie coisas novas para lá.
 Vírus podem destruir, danificar ou infectar dados de seu computador, o que inclui dados em mídias removíveis. Também podem assumir o controle da máquina, fazendo-a atacar outras. Felizmente, há vários programas antivírus que podem ser usados para proteger você e as pessoas com quem você troca informações digitais.
 Existe um software freeware antivírus excelente para Windows chamado Avast. Ele é fácil de usar, atualizado com frequência e respeitado por especialistas da área. O Avast requer que você se registre a cada 14 meses, mas registro, atualizações e uso do programa são todos gratuitos.

Dicas:

  • Não use dois antivírus ao mesmo tempo. Isso pode deixar o computador extremamente lento, ou mesmo pará-lo. Desinstale um antes de instalar outro. 
  • Cheque se o antivírus pode receber atualizações. Muitos dos programas comerciais que vêm pré-instalados em computadores novos devem ser pagos e registrados em algum momento, ou pararão de ser atualizados. Todos os tipos de software recomendados aqui permitem atualizações. 
  • Assegure-se que o programa atualize sozinho regularmente. Vírus novos são escritos e espalhados todos os dias, e seu computador ficará vulnerável rapidamente caso não se mantenha em dia com as novas definições. O Avast buscará atualizações automaticamente quando você estiver conectado à internet. 
  • Configure o antivírus para que a detecção esteja 'sempre ligada'. Os programas possuem nomes diferentes para essa função, mas a maioria possui algo com o mesmo papel. Ela pode ser chamada de 'Proteção em tempo real', 'Proteção residente' ou algo do tipo. 
  • Examine todos os arquivos de seu computador com regularidade. Não é preciso fazê-lo todos os dias (ainda mais caso seu antivírus tenha uma função de 'sempre ligado'), mas é bom fazer a varredura de tempos em tempos. O quão frequente depende das circunstâncias. O computador foi conectado a redes desconhecidas recentemente? Com quem você tem usado seus pen drives? É comum você receber arquivos anexados estranhos por e-mail? Alguém de sua casa ou organização teve problemas com vírus há pouco tempo?