Praticantes de feitiçaria atuam desde a Antiguidade. Entre os seculos 15 e 17, entretanto, passaram a ser vistos como adoradores do diabo e caçados na Europa e na America. Apesar dos milhares de execuções, a bruxaria sobrevive ....
1- MANUAL DE CAÇA - EM 1647, FOI PUBLICADO NA ALEMANHA O MALLEUS MALEFICARUM (O MARTELO DAS BRUXAS). ESSE GUIA DE IDENTIFICAÇÃO, TORTURA E JULGAMENTO REZAVA QUE, SE A ACUSADA DISSESSE NÃO ACREDITAR EM BRUXAS, SERIA CONDENADA POR HERESIA. SE RESPONDESSE QUE SIM, OS CARRASCOS FORÇAVAM A BARRA PARA SABER O QUE ELA PRATICAVA.
2- PRESSÃO TOTAL - O LÍDER DOS EXAMINADORES OU O JUIZ DA LOCALIDADE AMEAÇAVA A ACUSADA, DIZENDO QUE SERIA PRESA PARA SEMPRE A PÃO E ÁGUA. SE NÃO FUNCIONASSE, A PESSOA ERA TORTURADA DE VÁRIAS MANEIRAS-DAS MAIS BRANDAS AS MAIS PESADAS-,SENDO PERGUNTADA SOBRE SUAS ACUSAÇÕES ENQUANTO SOFRIA OS FLAGELOS.
3- PALAVRA PESADA - UM DOS MÉTODOS DE IDENTIFICAÇÃO MENOS VIOLENTOS(E MAIS ABSURDOS) ERA COLOCAR A SUSPEITA EM UMA BALANÇA. NO OUTRO LADO, UMA BÍBLIA ENORME ERA POSICIONADA. SE A MULHER FOSSE MAIS LEVE QUE O LIVRO, ERA ACUSADA DE SER UMA FEITICEIRA, POIS TERIA UMA LEVEZA SOBRENATURAL.
5- PRINCIPIO DAS DORES - FEITA A EXAMINAÇÃO, OS INSTRUMENTOS DE TORTURA ERAM PREPARADOS E A PRISIONEIRA ERA PERSUADIDA A CONFESSAR. SE NÃO FIZESSE ISSO, IA PARA A ESTRAPADA, FICANDO PENDURADA NUMA CORDA, AMARRADA AOS PULSOS. O CARRASCO PUXAVA UMA MANIVELA E A SUSPEITA FICAVA COM OS OMBROS EM FRANGALHOS.
6- SINAIS DO MAL -OS EXAMINADORES PROCURAVAM POR MARCAS DO DIABO, QUE PODIAM SER QUALQUER COISA NO CORPO DA PESSOA: PINTAS, MARCAS DE NASCENÇA, CICRATRIZES OU AINDA OU PIOR DOS SINAIS: UM MAMILO MUITO DIFERENTE DO OUTRO. ISSO SIGNIFICARIA QUE O DEMÔNIO EM PESSOA TERIA SUGADO O SEIO.
7- EXAME FURADO - SEGUNDO A CRENÇA, PODIA HAVER MARCAS INVISÍVEIS NA SUSPEITA. ESSES PONTOS SERIAM INSENSIVEIS À DOR E NÃO SANGRARIAM. PARA PROCURÁ-LOS, OS EXAMINADORES ENFIAVAM UMA AGULHA COMPRIDA POR TODO O CORPO DA SUSPEITA EM BUSCA DE REGIÕES QUE NÃO DOESSEM. ESTILETES TAMBÉM PODIAM SER USADOS.
8- SENTENÇA FINAL - APÓS TODA TORTURA MENTAL E FÍSICA, HAVIA AINDA UM JULGAMENTO. O JÚRI ERA COMPOSTO SOMENTE DE PESSOAS QUE ACREDITAVAM EM BRUXARIA. SE FOSSE DECLARADA CULPADA(O QUE QUASE SEMPRE ACONTECIA), ELA PODIA MORRER NA FORCA, QUEIMADA NA FOGUEIRA, DECAPITADA OU ESMAGADA COM PEDRAS.
Continue vendo a serie bruxas
Parte 1 - http://goo.gl/bjxjW7
Parte 2 - http://goo.gl/EC9GKx
Parte 3 - http://goo.gl/pqYdWk